(+258) 82 388 2736
06
AGO
2015

O INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO DE NEGÓCIOS FORMA SEUS GESTORES E DOCENTES EM METODOLOGIAS DO ENSINO SUPERIOR

Na visão de líder no ensino de Qualidade e Excelência, O Instituto Superior de Gestão de Negócios forma seus Gestores e Docentes em Metodologias do Ensino Superior.

Um dos propósitos do Instituto Superior de Gestão de Negócios é garantir Qualidade e Excelência como é nosso lema em todas dimensões do ensino superior em que ele se dedica. Uma das dimensões deste intento é a contínua formação e capacitação do seu capital humano com vista a melhorar o seu empenho e garantir a qualidade desejada pelos padrões educacionais do país.

Foi neste âmbito de formação do capital humano que o ISGN organizou uma formação em Gestão do Ensino Superior, para todos gestores do ISGN que incluía o Director Geral, Director Pedagógico, Coordenador do Registo Académico, Coordenador para a área Científica, Coordenador do departamento de Comunicação e Imagem, os Delegados os seus assistentes pedagógicos e do registo académicos das 5 delegações incluindo a sede. A primeira parte da formação teve lugar nos dias 24 e 25 de Julho em Chidenguele – na Província de Gaza e a segunda parte teve lugar no dia 31 de Julho e 01 de Agosto na delegação da Matola, onde estiveram presentes 53 participantes dos quais 43 docentes e 10 colaboradores a tempo inteiro.

Esta formação foi facilitada por um especialista em Gestão e Qualidade do ensino superior, Prof. Doutor António Cipriano, que com a sua maneira muito modesta, humorada e interactiva provou que a sua missão era de moldar bons gestores educacionais que podiam estar a par das exigências de qualidade do ensino superior de acordo com os indicadores da estratégia do Ensino Superior no país.

A formação centrou-se sobre “Ensino Superior Face aos Desafios da Educação no Mundo Contemporâneo”, e dentro deste tema foram desenvolvidos outros subtemas como: Gestão de Instituições do Ensino Superior, o Projecto Pedagógico da Instituição do Ensino Superior e Indicadores de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior.

A formação iniciou com uma “batata quente” que foi o debate em torno dos desafios do ensino superior no nosso país, depois seguiu-se a reflexão sobre gestão e liderança nas instituições do ensino superior. Na segunda parte foi lançado o desafio da elaboração dum projecto pedagógico como marca distintiva duma instituição de ensino superior e também as directrizes e orientações de como manter a conformidade com os Indicadores e Padrões de Qualidade do Conselho Nacional de Avaliação e Acreditação da qualidade do Ensino Superior no país.

Esta formação foi uma grande conquista alcançada pelos patronos do ISGN que agora contam com gestores capacitados nas áreas onde militam com o objectivo de melhorar o seu desempenho e o da sua instituição. E como se diz, “o céu é o limite”, o ISGN continuará a investir e a se dedicar na contínua formação do seu pessoal e a lutar pelo melhoramento da qualidade do Ensino Superior em Moçambique.