DOCENTES DO INSTITUTO SUPERIOR DE GESTÃO DE NEGÓCIOS FORMADOS EM PSICOPEDAGOGIA

Com o mesmo intuito de garantir uma boa Qualidade e Excelência no processo de ensino e aprendizagem, o Instituto Superior de Gestão de Negócios organizou uma formação de docentes de todas as suas delegações. A formação foi organizada em duas fases. A primeira que incluía os docentes das delegações de Manjacaze, Chibuto e Xai-xai decorreu no dia 25 de Julho e teve lugar em Chidenguele – Gaza facilitada pelo Professor Doutor Artur Saúde. A segunda fase incluía os docentes das delegações de Maputo Cidade e Matola e teve lugar no dia 01 de Agosto na delegação da Matola e foi facilitada pelo Prof. Doutor Daniel Nivagara.

As duas fases da formação versavam sobre os temas relacionados com a área psicopedagógica e melhoramento do empenho pedagógico. Nesta formação foram desenvolvidos temas inerente a função pedagógica como o caso das metodologias de ensino, planificações, atitude e empenho do docente no exercício das suas funções.

Na parte metodológica foram explanados o significado e os tipos de metodologia e sobre A diversificação metodológica na sala de aulas. Quanto aos processos de planificação, os dois facilitadores partilharam os docentes as suas experiencias de como elaborar planos temático, analítico e de aula. Acerca da atitude e empenho do docente no exercício das suas funções. O Prof. Doutor Nivagara foi eximiu ao fazer uma analogia entre um docente e uma mãe que deve aleitar o seu bebé sem reservas e que faz de tudo para ver seu filho saudável e feliz e sublinhou a questão de competência como motor de empenho pedagógico e acrescentou que o sucesso do docente é reflectido na sua competência.

Os docentes participantes nesta formação enalteceram a iniciativa do ISGN e afirmaram que precisam deste tipo de iniciativas para uma interação e integração, sobretudo para os que trabalhavam sem uma orientação pedagógica.